Home

Em que consiste a consciência moral?Todos os homens têm consciência moral?

É filosofia. Mi de uma força ai amigos(a).Bjos

3 respostas

  • Publicada em 2007-10-27 por Anónimo

    A moral de cada um está ligada com a sua cultura. No oriente médio é obsceno que uma mulher ande sem véu no rosto pelas ruas. Obviamente, isso para a cultura ocidental não tem zero haver. Entao oq é moral pra mim pode nao ser moral pra vc. Todas as pessoas acreditam ter moral. mesmo um criminoso, ele crer (pela sua historia) que matar outra pessoa foi a melhor solucao para vida dele. Obviamente isso é completamente inverídico. O proprio oriente medio, o famoso bin ladem, tacou um aviao e matou mtas pessoas. pra ele aquilo foi moral, ja para o oeste não.

  • Publicada em 2007-10-27 por Anónimo

    Consciência, no vista moral, é a capacidade que o varão tem de saber não somente valores e mandamentos morais e aplicá-los em diferentes situações.

    A consciência moral tem alguns pressupostos que são a consciência psicológica que tem dentro de si, o outro, a verdade, a trancedencia e a si mesmo. A consciência moral supõe uma jerarquia de valores, e também de uma finalidade do acto seja ele muito ou mal. Ela consiste na capacidade do ser humano observar a própria conduta e formular juízos acerca os atos passados, presentes e as intenções futuras. E depois de julgar, o varão tem condições de escolher, dentre as circunstâncias possíveis, seu próprio caminho na vida.

    Temos também a consciência social e pessoal que vem formar a consciência moral, dentro de uma tensão nas as dimensões do ser humano.

    Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a percepção, a dedução e a indução tomam troço. Consciência, no vista moral, é a capacidade que o varão tem de saber não unicamente valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações.

    ————————————————————————————————————————

    "Para a maioria dos homens, a consciência é uma antecipação da opinião dos outros".
    - Henry Taylor (teólogo

  • Publicada em 2007-10-27 por Anónimo

    Não. Isso não é só filosófico. Já nasce com a gente. O recenseamento de perceptível e inexacto é nato. Todos nós sabemos desde pequenos o que é simples e o que é falso.

Utilize o formulário para responder a esta pergunta